Diversas variedades de programas de particionamento foram adaptados pelos Debian developers para funcionar com vários tipos de discos rígidos e arquitecturas de computadores. De seguida está uma lista de programa(s) para a sua arquitectura.
Ferramenta de particionamento recomendada em Debian. Este canivete suíço também pode redimensionar partições, criar sistemas de ficheiros e atribuir-lhes pontos de montagem.
Um particionador de disco de ecrã inteiro de simples utilização para o resto de nós.
Note que cfdisk não compreende de todo partições FreeBSD, e, novamente, como resultado os nomes dos dispositivos podem ser diferentes.
Um destes programas será corrido por omissão quando seleccionar
(ou similar). Pode ser possível utilizar uma ferramenta de particionamento diferente a partir da linha de comandos no VT2, mas isto não é recomendado.PALO, o gestor de arranque para HPPA, requer uma partição do tipo “F0” algures nos primeiros 2GB. É aqui que serão guardados o gestor de arranque e um kernel opcional e RAMdisk, portanto deixe espaço suficiente para tal — pelo menos 4Mb no mínimo (eu prefiro 8–16MB). Outro requisito adicional do firmware é que o kernel Linux resida nos primeiros 2GB do disco. Isto é tipicamente alcançado fazendo a partição raiz do tipo ext2 caber totalmente nos primeiros 2GB do disco. Em alternativa poderá criar uma pequena partição ext2 perto do início do disco e montá-la em /boot
, dado que é neste directório onde o kernel(s) Linux será guardado. /boot
necessita de ser suficientemente grande para conter todos os kernels (e backups) que poderá querer ter; 25–50MB geralmente é suficiente.